Teve lugar, a 8 de julho, uma videoconferência entre S.Exa. a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, na sua qualidade de Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos (CNDH), e o Embaixador Gamal Eldin, Secretário-Geral da Comissão Suprema Permanente para os Direitos Humanos da República Árabe do Egipto.

O objetivo do encontro, solicitado pelo Egipto, foi trocar impressões sobre o funcionamento da nossa CNDH e da sua homóloga egípcia, abordando questões técnicas relativas à elaboração e defesa de relatórios nacionais sobre a matéria, como também a implementação das recomendações emanadas do Grupo de Trabalho do Conselho de Direitos Humanos (CDH) sobre a Revisão Periódica Universal (UPR). 

A delegação portuguesa contou ainda com a Embaixadora de Portugal no Cairo, Manuela Franco, a Doutora Patrícia Galvão Teles, Professora na Universidade Autónoma de Lisboa e membro da Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas, e outros funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e funcionários da respetiva Embaixada. Pela parte egípcia, a delegação foi composta pelo Embaixador do Egipto em Lisboa, Adel El Alfy, pela Professora da Faculdade de Economia e Ciências Sociais da Universidade do Cairo, Omnia Adel, e por outros funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio e funcionários da respetiva Embaixada.

A ocasião constituiu mais um exemplo do interesse internacional que o trabalho da CNDH desperta.

 

Pode consultar o link da notícia aqui: 

https://direitoshumanos.mne.gov.pt/pt/noticias/a-presidente-da-comissao-nacional-para-os-direitos-humanos-em-videoconferencia-com-o-secretario-geral-da-comissao-suprema-permanente-para-os-direitos-humanos-do-egipto 

  • Partilhe