O Reitor da Universidade Nova de Lisboa, UNL - https://www.unl.pt, Prof. Dr. João Sáàgua, e o Vice-Reitor Prof. Dr. João Amaro de Matos, assinaram no dia 26 de Outubro, com a Fundação TKH – The Knowledge Hub, https://tkh.edu.eg, um contrato que regula condições de funcionamento de um branch campus da UNL, a inaugurar no próximo ano lectivo, na Nova Capital Administrativa do Egipto, sob o nome NOVACAIRO@TKH.

nova 4É com gosto que a Embaixada de Portugal no Cairo acompanha a concretização deste projecto que, lançado em 2018 e sujeito às demoras resultantes da pandemia, constitui um reconhecimento da qualidade do ensino superior português e um salto significativo na internacionalização da UNL, agora a primeira universidade europeia a abrir um campus fora da Europa.

A TKH – The Knowledge Hub é um centro educacional multidisciplinar estabelecido na Nova Capital Administrativa do Egito, cujo modelo de negócio se traduz na gestão do Campus de uma Universidade internacional de última geração, acolhendo campi de universidades internacionais prestigiadas.  É incorporada numa fundação estabelecida pelo grupo El Sewedy, que visa criar condições para construir um sistema educativo de qualidade, desenvolvendo e criando disciplinas e programas que atendam à sociedade egípcia, preparando os alunos para enfrentar a competitividade global e atender às exigências do mercado de trabalho futuro.

 

nova 1

O esforço de desenvolver capacidade para proporcionar educação formal, universitária e politécnica, é um desígnio nacional do Egipto para cujo cumprimento o governo procura um máximo de parcerias privadas, única forma vista como capaz de responder ao crescimento demográfico que anualmente acresce dois milhões nascimentos, resultando numa pirâmide populacional  que indica 60% abaixo dos 30 anos.

A internacionalização da UNL através do seu branch campusNOVACAIRO@TKH, apoia-se num Memorando de entendimento celebrado em Lisboa, a 11 de Junho passado, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Ministério do Ensino Superior e Investigação Científica da República Árabe do Egito. Este acordo, que incide sobre matérias de acreditação e reconhecimento de diplomas Portugueses em território Egípcio, e abrange qualquer universidade pública, permitiu consolidar as bases de cooperação intergovernamental necessárias à implementação da iniciativa da NOVACAIRO@TKH.

 

A responsabilidade pela construção e equipamento da Universidade Internacional onde ficará alojado nova 3o Campus da UNL no Cairo recairá sobre o parceiro local, representado através da sua entidade constituinte The Knowledge Hub Universities (TKH).

O acordo de implementação agora celebrado prevê a disponibilização de 5 licenciaturas na área de gestão, cada uma com 4 anos de duração (3 anos de curso de licenciatura, precedidos de 1 ano de curso fundacional):  Gestão; Gestão de Informação; Matemática aplicada à gestão de risco; Engenharia Ambiental; Engenharia e Gestão industrial.

 

nova 2

 

O ano fundacional será o de Setembro 2022, e o ano de licenciatura, o de Setembro 2023.  A NOVA CAIRO espera um ingresso anual de cerca de 500 estudantes nesta fase inicial, egípcios e de geografias próximas.

A estratégia de recrutamento docente prevista permitirá a contratação de docentes Portugueses, Egípcios e internacionais.

Finalmente, a UNL prevê ainda desenvolver um centro de cultura portuguesa, no seu campus do Cairo, que promoverá a identidade e imagem de Portugal.

 

  • Partilhe